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#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia

ISSN 2238-8079

 

CHAMADA DE TRABALHOS/CALL FOR PAPERS/LLAMADA DE TRABAJOS:

 

Volume 5, número 2 (2016):

Dossiê: ARTE E EDUCAÇÃO

Organizadores: Dr. Gaudêncio Fidelis (State University of New York - SUNY) e Prof. Dr. Viviane Diehl (IFRS)

Arte e educação possuem uma relação histórica, cuja convivência sempre foi mediada por um constante debate da intervenção dessas duas áreas na arena social e de como se relacionam. As discussões em torno da convivência de ambas estão em grande parte relacionadas ao seu processo de democratização e às possibilidades de transformação que elas são capazes de produzir. Se, por um lado, podemos falar no papel educativo da arte, é possível igualmente sinalizarmos para o potencial criador do processo de ensino e aprendizagem. A formação e a atuação nos territórios da arte e da educação movimentam todos os envolvidos, os quais compartilham da cultura, que coloca em discussão e expansão contínua as problematizações emergentes. Desse modo, o dossiê “Arte e Educação” pretende absorver uma amplitude de abordagens sobre o assunto, que incluem reflexões sobre a importância da criatividade na formação do indivíduo; a arte como instrumento reflexivo;  arte, educação e a democratização do conhecimento; a história da arte e da educação no Brasil; a dimensão política da confluência entre arte e educação como uma estratégia de ensino e aprendizagem; a formação educativa no território da arte; a relação  entre estética e as diversas áreas de ensino; políticas de inclusão curricular de arte na educação; o espaço da arte como de aprendizado para aluno e professor; a disposição criativa do professor e a disposição didática do artista; entre outras. Artigos científicos que versem sobre um ou mais desses temas serão bem-vindos.

Prazo final para submissão: 31 de agosto de 2016

Previsão de publicação: dezembro de 2016

 

Volume 5, issue 2 (2016):

Dossier: THE ARTS AND EDUCATION

Organizers: Dr. Gaudêncio Fidelis (State University of New York - SUNY) and Prof. Dr. Viviane Diehl (IFRS)

The arts and education have a historical relationship, whose existence has always been mediated by a constant debate in regards of the intervention between those two areas in the social scene and their relations. The discussions around the coexistence of both are greatly connected to their process of democratisation and the possibilities of transformation they are able to produce. If, on the one hand, we can talk in the educational role of the arts, on the other hand it is possible to highlight the creative potential of teaching and learning processes. Education and practice in the territories of the arts and education move all the involved ones, as they share culture, which places the emerging problematization into discussion and continuous expansion. Thus, the dossier "The Arts and Education" intends to gather a range of approaches on the topic, which include reflections on the importance of creativity in personal development; the arts as an instrument of reflection; the arts, education, and the democratisation of knowledge; the history of the arts and education in Brazil; the political dimension of the confluence between the arts and education as a learning and teaching strategy; the educational training in the field of the arts; the relationship between aesthetics and the various areas of education; curricular policies for inclusion of the arts in education; the space of the arts as a learning place for students and teachers; the teacher’s creative role, and the artist’s didactic role; and other ones. Scientific articles focused on one or more of those themes will be welcome.

Submission deadline: Augst 31st, 2016

Publishing forecast: December 2016

 

Volumen 5, número 2 (2016):

Dossier: ARTE Y EDUCACIÓN

Organizadores: Dr. Gaudêncio Fidelis (State University of New York - SUNY) y Prof. Dr. Viviane Diehl (IFRS)

El arte y la educación tienen una relación histórica, cuya existencia siempre estuvo mediada por un debate constante sobre la intervención de estas dos áreas en el escenario social y cómo se relacionan. Los debates en torno a la coexistencia de ambas están en gran parte relacionadas con su proceso de democratización y con las posibilidades de transformación que son capaces de producir. Si, por un lado, podemos hablar de la función educativa del arte, por el otro también es posible enfocarnos para el potencial creativo del proceso de enseñanza y aprendizaje. La formación y la actuación en los territorios del arte y de la educación mueven a todos los involucrados, los cuales comparten la cultura que discute y expande continuamente las problematizaciones emergentes. De esa forma, el dossier “Arte y Educación” pretende absorber varias perspectivas sobre el asunto, que incluyan reflexiones sobre la importancia de la creatividad en la formación del individuo; el arte como instrumento reflexivo; el arte, la educación y la democratización del conocimiento; la historia del arte y de la educación en Brasil; la dimensión política de la confluencia entre arte y educación como estrategia de enseñanza y aprendizaje; la formación educativa en el territorio del arte; la relación entre estética y las diversas áreas de enseñanza; políticas de inclusión curricular  del arte en la educación; el espacio del arte como aprendizaje para alumno y profesor; la disposición creativa del profesor y la disposición didáctica del artista; entre otras. Artículos científicos centrados en uno o más de estos temas serán bienvenidos.

Plazo final para presentación de trabajos: 31 de agosto de 2016

Estimativa de publicación: diciembre de 2016

 

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